quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Colonoscopia

Bom, amanhã é dia de Colonoscopia!

Poderia começar assim: Oh vida, Oh céus, amanhã é dia de Colonoscopia...rsrs

Mas prefiro pensar: Graças a Deus tenho a possibilidade de acesso a tratamento médico!

Esta é a terceira que realizo. É um exame muito incômodo, mas existem outros compatíveis ou piores para diagnóstico de DII.

O maior desconforto é no preparo, então gostaria de compartilhar com quem já fez e sabe e quem ainda não fez e pode se precaver de alguns inconvenientes.

Os três não tiveram preparos iguais, mais semelhantes, variando de acordo com o hospital em que realizei. Mas em geral, um dia antes, iniciamos com uma dieta pastosa, livre de resíduos, como caroços, sementes, fibras... É recomendado o consumo de bastante líquido. E na noite de véspera, o médico receita o uso de laxantes.

Você passa a noite como rainha ou rei. Talvez a utilização de lenços umedecidos ou lavar-se após a evacuação, caso necessário o uso de pomada para assaduras, possa aliviar o incômodo provocado.



Na manhã do dia do exame, geralmente ingerimos, sob orientação médica, outro tipo de laxante, um pouco mais intenso, se posso descrevê-lo assim, misturado com Bebida Isotônica, geralmente provoca muita diarreia . Se puder tomar somente de um sabor, tome! Pois depois do exame, nunca mais vai querer beber aquele sabor novamente...rsrs. Após a administração deste medicamento, geralmente só devem ser ingeridos líquidos claros e até certa hora. Tudo vai depender da hora marcada para realização do exame.

Após o completo esvaziamento do trato digestório, estamos prontos para o exame.



Em si, é completamente indolor ou incômodo, pois estamos sedados.

Após a realização, pode haver algum desconforto abdominal, tanto pelo período de preparo e desgaste do organismo, quanto pela própria realização incisiva do exame.

Se for indicado realizar o exame, que seja confirmado por outro médico, pois é um procedimento muito invasivo e desgastante. Procure um médico especializado reconhecidamente com experiência na área, através de indicações de outros médicos ou pacientes que já realizaram e obtiveram bons resultados.

Pois o mais importante é a qualidade do procedimento, e não em si a realização do mesmo. Sem uma boa realização, talvez não obtenha sucesso no diagnóstico do problema de saúde.

Ingira bastante líquido. Nos dias anteriores, realize uma dieta balanceada. No dia, não se desespere, mantenha a calma, para alguns os efeitos são pequenos, para outras pessoas mais sensíveis, podem ser severos.

Procure sempre um bom hospital, com médicos renomados e siga as orientações para obter completo sucesso no diagnóstico.

Por fim, bastante repouso...

O apoio de pessoas próximas é essencial nos dias do exame e também após o diagnóstico.

Cuide-se!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

MASSINHA DE MODELAR

"Quem convive diariamente com a dor, vai se 

acostumando com ela, vai criando maneiras 

de melhor driblar e lidar com a situação. O 

organismo vai se adaptando e criando 

mecanismos para suportá-la."


Anilice Schwarzer