domingo, 3 de junho de 2012

Novidades sobre Tratamentos de DII

Li neste site e achei bastante interessante, vale a pena compartilhar: 

Não gosto muito de postar textos da internet, por não saber a veracidade, porém este site é da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn.

http://www.abcd.org.br/revista/n12/remedios.htm




Fique por dentro...
...das últimas novidades para o tratamento de Crohn e Retocolite divulgadas num dos mais importantes congressos internacionais de gastroenterologia



Por: Valquíria Sganzerla

Os congressos médicos, sejam eles nacionais ou internacionais, costumam divulgar as últimas novidades de tratamento para diversas patologias. Essa é, aliás, uma das principais atrações desses eventos. Infelizmente, os medicamentos apresentados e discutidos nos congressos demoram ainda um bom tempo para desembarcar nas prateleiras das farmácias. De qualquer forma, esses eventos comprovam que os cientistas e pesquisadores estão sempre trabalhando em ritmo acelerado para descobrir drogas que possam melhorar a vida de quem tem um problema de saúde.
Em se tratando de doença inflamatória intestinal (DII), os congressos internacionais mais importantes sempre têm novidades promissoras no que diz respeito a aliviar sintomas e prolongar os períodos de remissão das crises. Foi assim com o Remicade, lançado em 1998, e será assim com muitos outros remédios que a qualquer momento serão comercializados.
Os médicos que participaram do 67o Encontro Anual do Colégio Americano de Gastroenterologia, realizado de 18 a 23 de outubro em Seattle, Washington (EUA), saíram entusiasmados com o que ouviram ali. Além de se inteirarem de estudos que estão sendo feitos com medicamentos para DII, obtiveram novas informações sobre o uso de remédios já conhecidos. É o caso, por exemplo, do Infliximab (Remicade), droga considerada pela maior parte dos pacientes de Crohn como a que traz melhor qualidade de vida. Alguns estudos mostraram que o uso desse medicamento pode apresentar bons resultados também nos casos em que a retocolite ulcerativa é mais resistente à remissão dos sintomas.
Através do presidente da ABCD, Dr. Flavio Steinwurz, a ABCD Em Foco esteve presente no congresso do Colégio Americano de Gastroenterologia. Temos, portanto, informações quentíssimas sobre os lançamentos farmacêuticos na área das doenças inflamatórias intestinais que estão vindo aí. Há alguns medicamentos que, pelos resultados apresentados, merecem atenção especial. Veja quais são:
Adalimumab,
CDP-870 e
Map-Kinase
São três novos agentes ANTI-TNF, o que quer dizer que a família dos anticorpos contra o fator de necrose tumoral, que inclui o Infliximab (Remicade), vai crescer. Esses três medicamentos estão sendo testados nos pacientes de Crohn.

Natalizumab
É a anti-integrina alfa 4 (Antegren), remédio que tem um mecanismo diferente dos anti-TNF porque impede a migração dos leucócitos (glóbulos brancos) através do vaso sanguíneo, reduzindo assim a inflamação. Os estudos têm mostrado que o Antegren pode atuar tanto em Crohn quanto na Colite Ulcerativa.

Huzaf
É o anticorpo monoclonal anti-interferon gama, outro mediador inflamatório. De uma certa forma, age como os anti-TNF e está em testes para a Doença de Crohn.

Rosiglitazona (Avandia)
Alguns estudos mostraram que este remédio, indicado para diabetes, pode ter ação benéfica na colite ulcerativa.

Coherin
Embora os dados ainda sejam insuficientes, esse medicamento - um extrato de glândulas pituitárias bovinas - também tem mostrado alguma ação em Crohn e Colite.

Sargramostin (Leukine)
O nome deste princípio ativo é tão difícil de memorizar quanto a sua explicação: é um fator estimulante de colônias de granulócitos e macrófagos. Estudos mostram que ele pode ser eficaz contra os sintomas e crises de Crohn (veja nota na Coluna de Olho no Íleo, pág. 17).

Risedronato
Esse remédio é indicado para osteoporose e nada tem a ver com o tratamento de Crohn ou Colite. Constatou-se, no entanto, que ele não interfere no quadro da DII quando usado em doses semanais para a osteoporose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário