sábado, 26 de maio de 2012

Da Perigrinação ao Diagnóstico - Algumas informações

Cada portador de DII pode iniciar com um sintoma distinto e por vezes, não relacionado com diarréia ou constipação intestinal.

Primeiro, devido ao desconforto inicial causado pelo início dos sintomas, geralmente procuramos um Médico Clinico Geral, que 'pode receitar medicamentos' para aliviar o sintoma apresentado e solicitaria alguns exames de rotinas.

Quando comecei, meu maior sintoma era a diarréia e a cólica intestinal intensa. Fui a um clínico geral que receitou medicamentos para aliviar as cólicas e repositores de flora intestinal para aliviar a diarréia. Tudo levava a crer, ser uma infecção intestinal. Os exames não apontaram nada no início.



Com a continuidade dos sintomas, fui a um Gastroenterologista que iniciou com a hipótese de verminose, fiz o tratamento e não resolveu. Depois foi para o diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável, disse que poderia ser pelo stress pós-faculdade e que um acompanhamento psicológico resolveria o problema. Pois bem, fiz o acompanhamento e tudo que ouvia era que minha ansiedade provocava diarréia em mim. Isso não me agradava em nada, pois não aceitava a idéia de que minha mente afetaria o físico a tal ponto. Sou uma pessoa muito tranquila e essa hipótese não me convenceu.

Comecei a realizar atividades como Yoga, Voluntariado, Artesanato, tudo em prol de diminuir a ansiedade, incentivada por um psicólogo. Eu tinha consciência de que não era somente isso, pois a esse ponto já havia se passado quase um ano e havia perdido 12kg.

Realizei centenas de exames, vivia em clínicas médicas, desde exames simples à mais complexos, como intolerância ao glútem e à lactose, 2 colonoscopias, 2 endoscopia digestiva alta e baixa, trânsito do delgado, tantos... mas esses foram os mais incômodos.

Nada resolvia... perigrinei de médicos em médicos, diversas especialidades...e eles olhavam meus exames (2 bolsas cheias) e me diziam: "Infelizmente não posso mais fazer nada, a medicação prescrita está correta." Ainda encontrei uns dois médicos que me garantiram a cura do problema com dieta e outros tratamentos, fiz de tudo e somente decepção.

Á medida que os anos de buscas de passavam, fui desanimando, emagrecendo, perdendo qualidade de vida, não trabalhava....Até que um dia... um dia abençoado, minha mãe estava trabalhando e ouviu uma entrevista de um gastroenterologista muito renomado no Rio de Janeiro, diretor de um Hospital Universitário, que falava sobre DII. Minha mãe me ligou e pediu que eu ouvisse a entrevista. Anotei o nome dele, procurei no site de CRM e descobri o telefone do seu consultório particular. Levei todos aqueles exames e ele olhou minha segunda colonoscopia e me deu o diagnóstico. Eu havia realizado esse exame há quase 6 meses antes e o médico que solicitou "não encontou nenhum problema, disse que tudo estava normal."

Este médico me explicou que o resultado da colonoscopia estava claro e que o que apontava era o início do Crohn, ele só não entendia porque meus sintomas eram tão intensos. Prescreveu outra medicação, me olhou nos olhos e transmitiu a confiança de que precisava. me disse: "Você não vai morrer disso, mas vai aprender a conviver e morrer com isso, como se fosse outra doença em que podemos conviver e não deixar de viver."

Voltei a trabalhar, voltei a sair, voltei a ter esperança.

Os problemas nunca acabaram, mas saber o que você tem é um alívio muito grande.

Ouvir de várias pessoas que é psicológico, dói muito, é como se dissessem: "Você está se fazendo de doente."

Fui a inúmeros médicos e tive a sorte de ser diagnosticada com poucos anos após o início do problema. Isso, infelizmente não acontece com a maioria, que demoram muitos anos e muitas vezes, nunca descobrem o que tem e por isso não realizam o tratamento correto.

Resumo objetivo e simplório de todas as especialidade médicas que procurei:

Médico Clínico Geral: Realiza o primeiro atendimento, independente do que a pessoa está sentindo. Ele encaminha para os especialistas.

Médico Gastroenterologista: É o profissional da especialidade médica que é responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças e disfunções do aparelho digestivo (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus, além dos órgãos anexos como fígado e pâncreas).

Médico Proctologista: Especialista em intestinos grosso e delgado.

Médica Endocrinologista: Especialista treinados para reconhecer e tratar problemas hormonais, ajudando a restabelecer o equilíbrio natural dos hormônios no seu corpo.

Médico Imunologista: Especialista em funcionamento fisiológico do sistema imune de um indivíduo no estado sadio ou não, mal funcionamento do sistema imune em casos de doenças imunológicas, como doenças autoimunes; características físicas, químicas e fisiológicas dos componentes do sistema imune.

Médico Neurologista: É especialista em tratar os distúrbios estruturais do sistema nervoso. Especificamente, ela lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo.

Psicólogo: Especialista que se dedica a estudar o indivíduo em sua essência: sua mente, razão, instintos, desejos, emoções, comportamentos e seus conflitos nas relações com os outros e consigo mesmo. A psicoterapia é o caminho de enfrentamento dessas questões que incomodam. É um cuidado que se tem com sua saúde emocional.     

Nutricionista (Funcional): Especialista em promover mudanças no cardápio de uma pessoa, a partir do levantamento detalhado de suas características, podem melhorar a sua disposição, tratar problemas como  e evitar a ocorrência de algumas doenças crônicas. Defendem um rastreamento bioquímico e metabólico de cada pessoa para saber quais são os alimentos que funcionam para ela ou que podem, por exemplo, estar provocando ou vir a provocar doenças.

Médico Homeopata: Especialista que utilizando remédios naturais destinados a aumentar as capacidades curativas que o organismo possui. A Homeopatia trata a pessoa dentro da sua globalidade. Acreditam que a doença é concebida como um desequilíbrio interno e os homeopatas se esforçam para resolver os problemas subjacentes sem atacar unicamente os sintomas.



Seguem algumas dicas... no começo é tudo tão desconhecido, quem sabe pode ajudar a procurar especialidades corretas.

3 comentários:

  1. Obrigado por postar essa verdadeira "via crucis"! Sei bem como é isso! Que Deus lhe conceda cada vez mais força e ânimo, pois nossa medicina parece frágil e impotente diante do sofrimento humano. Tenho esses mesmos sintomas e peregrinei por um caminho parecido com o seu.

    ResponderExcluir
  2. Ola Erica moro no rj e estou nessa peregrinação tbm...É triste viu..vc pode me passar o contato do médico especialista em Dii ? Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Ola Erica moro no rj e estou nessa peregrinação tbm...É triste viu..vc pode me passar o contato do médico especialista em Dii ? Obrigado!

    ResponderExcluir